- Publicado por Kauã Matheus.
A placa mãe, também conhecida como mainboard, é o sistema que une todos os componentes de um computador, permitindo que eles funcionem de forma organizada. Sua peça dispõe de todos os caminhos e redes que permitem a troca de informação entre todas as outras: processadores, memória RAM, sistemas de armazenamento, placa de vídeo e tudo o mais.
Características físicas
A primeira placa mãe surgiu no ano de 1982, em um computador da marca IBM. Apesar da evolução da tecnologia ao longo de todos esses anos, o seu formato continua praticamente o mesmo, apresentando o soquete para se conectar com o processador, os slots que se encaixam nas demais peças de hardware e as entradas da placa mãe para os periféricos.
É importante saber que o soquete de uma placa mãe não se encaixa em qualquer processador, por isso é necessário garantir que haja compatibilidade entre as peças. Isso se dá porque cada tipo de processador possui suas próprias características, que consistem em diferentes capacidades de processamento, tecnologia de fabricação, consumo de energia entre outros.
Como funciona a Placa Mãe
O cabo da fonte de energia do computador se conecta à placa mãe, e a partir de então, ela distribui essa energia para alimentar o processador e os outros dispositivos encaixados nos slots.
Além da distribuição de energia, ela transmite a todos os componentes cada informação gerada durante os processos do computador. Saiba que a cada clique que você dá uma informação está sendo difundida pela placa mãe a todos os dispositivos que participam dessa ação. Ela funciona, portanto, por meio de redes e caminhos que alimentem as outras peças tanto com energia quanto com comandos.
Texto muito explicativo e com muita metodologia. Parabéns!!!
ResponderExcluir