por: Kauã Matheus-20/11/2021
Falaaa InfoLibertos e InfoLibertas! Se você chegou até esse post, é muito provável que você já tenha ouvido falar em linguagens de programação. Elas são diversas, estão em constante processo de evolução e foram criadas para resolver algum problema específico da área computacional.
Sim, existem muitas linguagens de programação por aí! Contudo, quais são as principais? qual é o objetivo e filosofia de cada uma? E a origem de cada uma? Relevância no mercado de trabalho?
Pois é exatamente sobre isso que esse artigo irá tratar. Continue lendo e conheça as 3 principais linguagens de programação do mercado de TI!
obs: As linguagens tratadas aqui foram escolhidas de acordo com a nossa opinião da InfoLiberty e através dos nossos estudos na área, porém essa questão é muito subjetiva, pois não existe a melhor linguagem de programação!
Código Binário x Linguagens de Programação
Inicialmente, os computadores foram criados para realizar cálculos matemáticos de forma muito mais rápida do que seres humanos são capazes. Para que isso fosse possível, era necessário que as devidas instruções matemáticas fossem repassadas às máquinas. Nesse momento, surgiram as linguagens de programação.
Em outras palavras, para que uma instrução seja “entendida” pelo computador, é necessário que sejam escritas em linguagem de máquina, ou seja, códigos binários formados por sequências de 0 e 1.
Isso quer dizer que para aprender a programar, preciso aprender sobre codificação binária? Bem, esta é uma decisão sua, mas para te tranquilizar, a resposta é NÃO!
Programar diretamente em linguagem de máquina é sim possível, porém, é um processo lento e difícil, praticamente inviável nos dias de hoje devido a complexidade dos sistemas modernos. Sendo assim, para que você não precise codificar de forma binária, existem as linguagens de programação. Estas são próximas as linguagens humanas e, portanto, mais fáceis de serem lidas e compreendidas.
O que são linguagens de programação?
Resumindo, linguagens de programação são padrões de codificação binária, com sintaxe e semânticas específicas. Desta forma, capazes de criar instruções para máquinas. Graças a esses conjuntos de códigos e recursos, é possível criar programas e sistemas para resolver os mais diversos problemas do cotidiano.
Para melhor compreensão!
O humano fala através de um idioma, já o computador entende binário. Então para que ambas as partes consigam se comunicar, é necessário um intermediário: uma linguagem de programação.
Através dela, é possível programar de uma forma que um compilador traduza as instruções para o computador (em binário). De outra forma, caso seja uma linguagem interpretada, as instruções seriam repassadas a um interpretador para a sua execução.
Resumindo, linguagens de programação existem para ser o canal de comunicação de um programador com o hardware (máquina).
Agora fique com as 3 principais linguagens de programação, boa leitura!
As 3 principais linguagens de programação
Java
Sim, a ideia era promissora para a época, mas não deu certo, o mercado ainda não possuía espaço para a tecnologia. Mas nem tudo foi em vão, afinal, esse projeto deu origem à linguagem de programação Java. Com a expansão da internet, a linguagem foi conquistando espaço e sendo utilizada para executar aplicações nos browsers. Desta forma, transcendendo a simples interpretação de códigos HTML.
Atualmente ela é usada para diversos fins e está presente também em sistemas operacionais, dispositivos móveis, mainframes e por aí vai.
Como explicar esse sucesso?
Bem, existem diversas características que tornam a linguagem Java tão popular, talvez a mais em evidência nos dias de hoje seja o fato de que Java é a linguagem base para o desenvolvimento de aplicações mobile para Android, simplesmente a plataforma mobile mais utilizada no mundo. Entretanto, além disso, podemos citar:
- A sintaxe similar a outras linguagens mais antigas, como C e C++. Isso proporciona fácil entendimento para programadores dessas linguagens.
- Suporte à Orientação a Objetos – Java é uma das principais representantes das linguagens orientadas a objetos.
- Portabilidade – a compilação do código fonte cria um executável que, por sua vez, será interpretado por uma máquina virtual. A máquina virtual funciona como um intermediário entre o código e a plataforma na qual esse código será executado. Isso permite que a aplicação seja executada em diferentes plataformas (Filosofia WORA: write once, run anywhere. Em português, “Escreva uma vez, execute em qualquer lugar”).
- Alta performance e entre outros fatores!
Python
Uma das principais características da linguagem Python é a legibilidade do código. A linguagem possui uma sintaxe moderna e clara, o que favorece a escrita de códigos organizados, fáceis de compreender e manter, sem perda em produtividade.
Outras duas propriedades fazem do Python uma das principais linguagens de programação do mercado:
- Suporte a múltiplos paradigmas de programação
- Desenvolvimento comunitário, o que facilita a constante evolução da linguagem
Python é muito usado em aplicações web, soluções complexas, jogos e entre outros. Essa linguagem também é frequentemente ensinada em cursos de lógica de programação devido à simplicidade da sintaxe. Além de tudo isso, Python tem sido muito utilizado para o desenvolvimento de aplicações que se utilizam de técnicas de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina (Machine Learning – ML).
Linguagem C
Linguagem de Programação C Criada pelo cientista da computação Dennis Ritchie em 1972, a linguagem C é derivada das antigas ALGOL 68 e BCPL. Ela surgia da necessidade de escrever programas de maneira mais fácil que a linguagem Assembly (mais próxima do código de máquina e, portanto, mais complexa de se entender).
No ano seguinte à sua criação, C é usada para escrever uma versão do sistema operacional Unix e, com isso, passou a ganhar notoriedade. Mas foi a partir do ano de 1978, com a publicação do livro “The C Programming Language”, que a linguagem passou a ser difundida no mercado, sendo utilizada também em outras áreas e para outros fins na programação de computadores.
Vantagens da linguagem C:
- Por ser estruturada, a linguagem C torna o processo de desenvolvimento mais simplificado.
- Fácil portabilidade
- Simples, pois conta com um conjunto de bibliotecas de funções e sub-rotinas que auxiliam no desenvolvimento de sistemas.
- Provê recursos também de baixo nível, permitindo a incorporação de códigos Assembly.
Hoje em dia, além de grande parte dos sistemas operacionais existentes no mercado serem escritos em C, a linguagem também é muito utilizada no desenvolvimento de interpretadores, compiladores, editores de texto, softwares de computação gráfica e tratamento de imagens, banco de dados e entre outros.
Afinal, qual é a melhor linguagem de programação?
Não há! Entenda que não existe uma linguagem melhor que outra, cada uma tem suas características que a tornam mais adequada para cada projeto. É muito importante que você identifique as necessidades da sua aplicação e busque uma linguagem que ofereça os melhores recursos para atendê-las. Claro, dependendo da sua área de atuação e especialização no mercado de desenvolvimento, você irá acabar trabalhando mais com uma linguagem ou outra.
Portanto, tenha foco e coerência com a sua área de atuação, mas ao mesmo tempo, não se prenda a uma única tecnologia salvadora e perfeita. Existem muitas opções e combinações de conhecimentos que são extremamente válidos.
Se você deseja aprender a programar, busque bons cursos e dedique um tempo todos os dias para isso. Programar é como tocar um instrumento: você nunca vai aprender apenas com teoria. É preciso praticar, praticar e quando se cansar… pratique mais um pouquinho!
Espero que esse post ajude você a entender mais sobre programação e as tão famosas linguagens! Sugestões, comentários e críticas, fique à vontade para comentar, ficaremos felizes em ouvir você! Até a próxima meus queridos InfoLibertos (as)!
Comentários
Postar um comentário