por: Kauã Matheus - 05/11/2021
Olá InfoLibertos e InfoLibertas! É um enorme prazer estar com vocês em mais uma matéria da InfoLiberty.
Hoje a InfoLiberty vai falar sobre Mapa conceitual e trará um exemplo feito por um dos nossos administradores do blog.
O mapa conceitual é uma técnica de estudo aplicada desde a década de 1960 e seu objetivo principal é, não só facilitar a memorização dos temas estudados, mas também trabalhá-los ativamente a fim de entender os conceitos e ter a capacidade de analisá-los.
Além de ajudá-lo a estudar melhor, os mapas conceituais também são usados como uma ferramenta criativa que pode auxiliar na produção de conteúdo, no desenvolvimento de produtos, no gerenciamento de negócios, no planejamento estratégico e muitas outras frentes
O que é um mapa conceitual?
Um mapa conceitual é um método de estudo que permite memorizar um conteúdo de maneira rápida e fácil por meio do uso de palavras-chave e gráficos interligados de forma estratégica ou cronológica.
Ferramentas para criar um mapa conceitual
Você também pode acessar ferramentas tecnológicas para criar mapas conceituais. Essa técnica, que costumava ser feita à lápis e papel, agora também conta com aplicativos digitais que ajudam a gerenciar tudo de forma mais rápida e de uma maneira mais esteticamente agradável.
Existem várias ferramentas gratuitas para a criação de um mapa conceitual, por exemplo: Lucidchart, Draw.io, Gliffy, Word, Canvas, ExploraTree, Cmaptools e outros. Todas essas ferramentas são de fácil acesso, gratuitas e muito simples de se mexer.
Dica da InfoLiberty: aconselhamos a utilização da ferramenta Cmaptools para a criação de seus mapas conceituais , pois é uma ferramenta completa e é realmente muito fácil e intuitivo, mesmo os menos experientes conseguem sem problemas criar o seu próprio mapa personalizado utilizando essa ferramenta.
Essa foi mais uma matéria da InfoLiberty. Não se esqueça de deixar seu feedback nos comentários e até a próxima InfoLibertas e InfoLibertos!
Comentários
Postar um comentário