Pular para o conteúdo principal

O que é Python? Quais seus benefícios ?

 

Por: Matheus Cardoso

Ja ouviu falar de Python? Conhece essa linguagem de programação? Por que ela tem crescido tanto ? Quais áreas ela é aplicada? É fácil de aprender?

Tudo isso e muito mais sobre essa linguagem tão queridinha do ambiente da tecnologia da informação!



Oláaaaa InfoLibertos e InfoLibertas! Tudo bem com Vocês? Esperamos que sim!!

Hoje falaremos sobre uma linguagem que tem crescido bastante, e esta cada vez mais conhecida e aplicada devido aos seus diversos beneficios.

História do Python:

Em 1982 em Amsterdã (Holanda) no CWI (Centro tecnologico de informação) cria-se um dilema em um dos projetos gigantescos que os desenvolvedores cuidavam lá. Neste centro tecnológico criou-se varias linguagens de programação, dentre elas: Agol, Abc e outras... 

Guido Von Hossum um programador que trabalhava nesse centro, estava com um problema de interpretação de linguagem quando tentava finalizar seu projeto em linguagem C. Como o problema era de interpretação com o software, guido então entende que ele precisaria fazer o computador entender o que ele queria que fosse feito de outra maneira que não poderia ser a linguagem C. Guido então decide criar uma nova linguagem que contivesse uma sintaxe simples e uma construção facil de entender, para que outro programador quando viesse depois dele, mesmo sem saber da existencia daquela linguagem, conseguisse entender o que ele tinha feito. 

Essa solução foi muito bem aceita e aproveitada pelo centro tecnologico, em pouco tempo todos problemas eram resolvidos com a linguagem de Guido, Todavia, tudo que era criado no CWI, para conter méritos individuais, precisava ter um nome que fosse relacionado a algum programa de TV da preferencia do criador, nisso Guido chegou a um momento em que sua nova linguagem foi tão usada dentro do CWI que ele precisou escolher um nome para sua criação. Ele decide então se inspirar em um programa de humor muito famoso na Europa e na américa do Norte, chamado "Monty Python Flying Circus". Isso mesmo, senhoras e senhores, a linguagem Python não tem esse nome pela admiração á espécie de cobra com esse nome, e sim pela admiração á um programa de TV! Sabia dessa?

Em 1995 Guido já fora do CWI e trabalhando na Google, ele decide criar um programa que ensinasse sua linguagem, então ele decide vir até os EUA com o projeto CP4E (Computer programing for Everybody) que foi um sucesso, houve até um financiamento de uma empresa, a famosa DARPA.

Então em 2001 cria-se a Python software Fundation, uma organização sem fins lucrativos que é responsável pela organização e implementação de novas funções e necessidades da linguagem, até hoje!

Mas o que de fato é Python?

O python é uma linguagem de programação para computadores de propósito geral. Diferente de JAVA que é uma linguagem voltada para aplicações com androides preferencialmente, Ou PHP que em sua maioria de usuarios é utilizada para aplicações WEB, Python é geral, você consegue fazer tudo, ou quase tudo com ela. Veja! Isso não é o mesmo que dizer que ela é a melhor linguagem, e sim dizer que ela é uma das poucas que atende quase todas as aplicações. Por isso existe um investimento tão alto nela e isso possibilita que em breve ela seja a linguagem mais usada no mundo.


Segue os principais motivos que fazem Python ser o preferido em algumas apliações:

1 - Muito interativo e facil de aprender

2 - Python é multiplataforma, então você consegue usar Python e seu aparelho vai compreender essa linguagem seja qual for seu sistema operacional (Linux, Mac, Windows etc...)

3 - O Python ja tem baterias incluidas. Isso significa que você não precisa sair baixando um monte de pacotes de funções onde vem tudo separado e tem todo aquele trabalhão. Maior parte das funções mais utilizadas ja vem no Python e isso facilita de mais.

4 - Livre redistribuição, um serviço que você consegue usar gratuitamente para aprendizado e a unica coisa que precisa ter é um dispositivo pra programar, de resto é tudo gratuito.

5 - Sintaxe extremamente organizada, tudo tem suas devidas cores, seu devido espaçamento, e se você não se habituar a ser organizado, poderá arrumar encrenca com a linguagem

6 - Muitas bibliotecas, isso significa que voce pode guardar muita coisa lá e pegar muita coisa de lá, isso é super importante!

Mas eai, InfoLibertos! Vai deixar passar? Tem muito lugar ensinando Python gratuitamente por ai em!

Essa matéria é um oferecimento da Plataforma @Cursoemvideo que inclusive foi por lá onde eu, Matheus cardoso, aprendi Python! Tudo de forma Gratuita e com um conteudo muito muito bom! Da uma passada la e experimenta iniciar o curso! Garanto que você não vai se arrepender!

(Link nas referencias bibliográficas)


Mas é isso ai pessoal, chegamos ao final de mais uma matéria e esperamos que vocês tenham gostado!

Fiquem bem, até a próxima e bons estudos!!!!



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


Link da plataforma Curso em video: https://www.cursoemvideo.com

CursoemVideo.com. In: __________. “Python, mundo 1”: Cursos de Python gratuitos. Barueri/SP:  08 de Dezembro de 2021.

 

Wikipedia a enciclopédia Livre. In: __________. “Python origens”: De onde surgiu Python. Barueri/SP: Wikepedia a enciclopedia livre. 22 de setembro de 2021. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é deploy em TI?

por: Kauã Matheus - 07/12/2021 Olá InfoLibertos (as)! Hoje irei aborda o assunto sobre o processo de construção e teste de software antes de ser colocado no ar; saiba o que é deploy em TI, conceito e passos. Antes de lançar ao mercado ou colocar algo no ar, é necessário um processo de criação e teste para minimizar erros e falhas. Veja abaixo, o que é deploy em TI e como esse processo funciona com seus passos definidos. Nos processos de atualização, é importante ter um ambiente de desenvolvimento separado do principal para construir e testar os updates antes de serem transferidos ao sistema final ou live. O que é Deploy?  O deploy ou deployment — na tradução livre “implantação” — no que diz respeito a software e desenvolvimento web significa enviar mudanças ou atualizações de um ambiente de implantação para outro, podendo ser o principal ou algum intermediário. Ao configurar um site, o principal sempre estará operacional, sendo chamado de ambiente ativo ou ambiente de produção. Os ...

Resenha Critica - A arte da Palavra (Gabriel Perissé)

Por: Matheus Cardoso   Faaala InfoLibertos e InfoLibertas! Tudo bem com vocês? Esperamos que sim! Pessoal, como ja foi dito, os criadores da InfoLiberty são todos estudantes da area da tecnologia, e quando estudamos não temos apenas as matérias relacionadas a tecnologia, então graças a uma matéria de comunicação, Ministrada pelo Professor, Mestre e Dr. Nailton, que ministra a disciplina de Comunicação e Expressão, temos a honra de apresentar aqui, um dos projetos do semestre. Hoje não falaremos de tecnologia, mas falaremos de outro assunto muito importante, nossa comunicação e expressão, tanto pessoal quanto profissional. Através disso, gostaria de deixar uma Resenha Sobre o maravilhosíssimo livro "A arte da Palavra" - Gabriel Perissé. Aproveitem, desfrutem, e Leiam, Pessoal. Muito Obrigado a todos! A arte da palavra: Como criar um estilo pessoal na comunicação escrita Autor: Gabriel Perissé Copyright 2003 by Editora Manole Ltda. Por meio de contrato com o autor Insti...

Resenha Descritiva - A arte da Palavra de Gabriel Perissé

A seguir apresentamos a vocês uma resenha do livro A arte da Palavra de Gabriel Perissé, feita por mim, aluno Kauã Matheus da Fatec de Barueri, cursando atualmente Gestão da Tecnologia da Informação no primeiro semestre. Para  adquirir o livro basta clicar aqui. Resenha acadêmica descritiva A arte da palavra de Gabriel Perissé A arte da palavra De Gabriel Perissé ISBN 85-294-1655-1 Editora Manole Ltda, Barueri, SP, 2002, 156p. Gabriel Perissé é Mestre em literatura Brasileira (USP), Mestre em Teologia (PUCRS), Doutor em Filosofia da Educação (USP). Tem pós-doutorado em filosofia e história da Educação (UNICAMP). É autor de mais de 20 livros, incluindo o livro A Arte da Palavra, lançado em 2002 pela editora Manole com um número de cento e cinquenta e seis páginas, que tem como objetivo instruir o leitor a construir um estilo pessoal em sua comunicação escrita. O autor reparte o livro em cinco capítulos: 1. O meu leitorado, 2. Escrever é transbordar, 3. Eu sou aquilo que es...